...Anorexia e Bulimia...

quarta-feira, 25 de junho de 2008


Ninguem gosta de ver isto, pois não!!!



Se querer ter a pretensão ou algo parecido, hoje falarei sobre estas duas graves doenças relacionadas à alimentação. Para escrever sobre este tema fui o mais cuidadosa possível, querendo transmitir informações pertinentes e relevantes àqueles que se encontram em um planejamento alimentar e também aos que não estão.
Para começar a falar sobre estes dois distúrbios alimentares, é necessário muito critério e seriedade.
Tanto um como outro são motivos de muitos estudos por parte da comunidade médica mundial.
A Organização Mundial da Saúde os classifica como "Transtornos da Conduta Alimentar", "Transtornos Mentais e do Comportamento".
Mas, o que são? A Anorexia Nervosa é uma enfermidade mental que consiste em uma perda voluntária do peso por desejo PATOLÓGICO em emagrecer e um intenso temor à obesidade.
O emagrecimento é conseguido com uma redução drástica da alimentação, exercícios físicos excessivos, utilização ( sem critério ou orientação médica ) de medicamentos que inibem o apetite, laxantes, diuréticos e também pela provocação de vômitos.
Quando atingi um nível de peso, geralmente abaixo do ideal, a pessoa não consegue se ver magra e também não consegue comer mesmo que em quantidades reduzidas.
Há uma intolerância do organismo em não aceitar alimentos e uma imagem corporal distorcida da realidade pelo psíquico. 

É classificada como uma Patologia Psiquiátrica e não tem uma única causa.
Existem elementos biológicos, psicológicos e sociais predispostos ou não, que poderão desencadear este tipo de patologia; como interagem entre si é muito difícil apontar uma única causa.
Geralmente as pessoas que se acometem desta enfermidade são mulheres e jovens com idades entre 14 e 18 anos.
Por se encontrarem em uma fase muito delicada do crescimento, (onde a aceitação social muitas vezes está associada à imagem corporal, problemas existencialistas, hormonais) esta parcela da população está mais exposta e sujeita a tal manifestação patológica.
Como a Anorexia leva à desnutrição, esta pode provocar transtornos mentais que reforçam o desejo de continuar emagrecendo, instalando-se desta maneira um terrível círculo vicioso psíquico que é muito difícil de controlar.
Sinais e sintomas de desnutrição: 

-Perda de peso acentuada -Parar de crescer ( se está em fase de crescimento ) -Menstruação escassa ou irregular, ou até a suspensão da mesma -Pele seca -Palidez-Tonturas -Queda de cabelo -Sensações alternadas de satisfação e "peso" após comer.
Sintomas psíquicos:
-Alteração de humor-Irritabilidade -Ansiedade -Tristeza -Desânimo -Tendência ao isolamento da família e amigos -Desinteresse geral.
É necessário uma conscientização sobre esta enfermidade pois se tratada adequadamente com auxílio médico, medicamentoso e psicoterapêutico os prognósticos são muito favoráveis. Espero ter colaborado e para a próxima semana vamos falar sobre a Bulimia.




Adolescentes e jovens
sustentam que condições anoréxicas ou bulímicas são um estilo de vida e não uma
doença
.



A preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provoca
r problemas graves a nível psicológicos . Acontece normalmente na mulheres jovens, embora comece a aparecer também nos homens.
É verdade que estas doenças podem ter origem no "código genético" mas grande parte é uma forma de as jovens serem aceites pela sociedade, porque esta sociedade impõe um estereotipo para entrares nela, e normalmente o padrão de beleza é o mais requisitado , então as jovens tendem a emagrecer exageradamente para serem aceites na sociedade, para serem modelos e se tornarem famosas. Para o seu tratamento muitas vezes é preciso serem internadas e controladas por nutricionionistas e psicologos.Felizmente as agencias de modelos começam a pedir modelos com peso já mais normal e não modelos extremamente magras, é já um modo de combater estas doenças!



Acham que vale a pena destruir o próprio corpo para serem
aceitos na sociedade??



"A corrida desenfreada para as academias de ginástica e para a medicina estética, o uso de produtos dietéticos para emagrecer, a anorexia e a bulimia, revelam uma espécie de “ditadura da beleza” à qual a maioria das mulheres se condiciona em busca de um corpo “perfeito”. Antes considerada um atributo da natureza, a beleza passou a ser encarada como uma questão de “conquista” e, nesta lógica, é necessário investir muito dinheiro e tempo a fim de se alcançar a aprovação da sociedade.A beleza, ou melhor, a feiúra, acabou gerando um lucrativo mercado no mundo capitalista. Com muita propriedade, a escritora americana Noemi Volf afirma, em seu livro O mito da beleza, que a beleza é um sistema monetário assim como o ouro. É o último e o melhor sistema de crenças que mantém a dominação masculina intacta. Assim, o capitalismo usa as mulheres ‘bonitas’ como isca para a venda dos seus produtos, lucrando com a discriminação das consideradas ‘feias’ que buscam o maior número de produtos possíveis para compensarem sua ‘feiúra’.” ....
Embora as mulheres, ao longo de muitos anos, com muita luta e persistência, tenham conquistado direitos e se afirmado em vários espaços da sociedade, lamentavelmente, ainda é “normal” continuarmos sendo vistas e consideradas pelos contornos físicos de nossos corpos, o que evidencia um empobrecimento da capacidade de olhar o ser humano. Como afirma Maria Rita Kehl, “a maior beleza está no corpo livre, desinibido em seu jeito de ser, gracioso porque todo ser vivo é gracioso quando não vive oprimido e com medo. É a livre expressão de nossos humores, desejos e odores; é o fim da culpa e do medo que sentimos pela nossa sensualidade natural; é a conquista do direito e da coragem a uma vida afetiva mais satisfatória; é a liberdade, a ternura e a autoconfiança que nos tornarão belas. É essa a beleza fundamental.”
Hoje trouxe uma imagem chocante do que ralmente é a anorexia e a bulimia.As imagens acima estao em quase todos os sites e blogs de moda pelo mundo afora.
Quando se fala em moda,estilo e beleza,muitas pessoas ja se preocupam com as formas do corpo.Beleza nada tem a ver com magreza e muito menos a exagerada,aquela que foge dos padroes saudáveis.Mulher de verdade é aquela que tem conteudo e se preocupa sim com a aparencia,mas tem estilo e sabe ser feliz do jeito que vaeio ao mundo.
Não sou hipócrita,por isso sei que o mundo impõe certos padrões,principalmente para as mulheres.
Ser saudável ta na moda sabia?
Pense nisso!!!

♣ São João ♣

segunda-feira, 23 de junho de 2008

A festa
É sinônimo de alegria...
Arde uma fogueira no chão
Assam-se batatas
Bebem quentão
A menina pula a fogueira
E esquenta meu coração
É noite de festaÉ noite de São João
E me cintila uma alegria
E sobe o balão
Que vai brilhar lá com as estrelas
Ah que paixão!

○♥○ Bubbly ○♥○

quarta-feira, 18 de junho de 2008

I've been awake for a while nowyou've got me feelin like a child nowcause every time i see your bubbly facei get the tinglies in a silly place
It starts in my toesmakes me crinkle my nosewhere ever it goes i always knowthat you make me smile please stay for a while nowjust take your time where ever you go
The rain is fallin on my window panebut we are hidin in a safer placeunder the covers stayin safe and warmyou give me feelins that i adore
It starts in my toesmakes me crinkle my nosewhere ever it goesi always knowthat you make me smile please stay for a while nowjust take your time where ever you go. What am i gonna saywhen you make me feel this way.I just........mmmmmmmmmmm
It starts in my toesmakes me crinkle my nosewhere ever it goesi always knowthat you make me smile please stay for a while nowjust take your time where ever you go
I've been asleep for a while now
You tucked me in just like a child now
Cause every time you hold me in your armsIm comfortable enough to feel your warmth
It starts in my soul
And I lose all control
When you kiss my nose
The feelin shows
Cause you make me smile
Baby just take your time
Holdin me tight
Where ever, where ever, where ever you go
Where ever, where ever, where ever you go.....

Colbie Cailat




○♥○Tradução ○♥○
"Animado"
Eu estou acordada há algum tempo agora
Você fez com que eu me sentisse como uma criança agora
Porque toda vez que eu vejo seu rosto animado
Eu sinto um arrepio num lugar bobo
Refrão:
Começa na ponta dos meus pés
Me faz enrugar o nariz
Para onde for, eu sempre sei
Que você me faz sorrir
Por favor, fique por um instante agora
Não tenha pressa
Em qualquer lugar que você vá
A chuva está caindo no vidro da minha janela
Mas nós estamos nos escondendo em um lugar seguro
Debaixo das cobertas, ficando secos e quentes
Você me dá sentimentos que eu adoro
Refrão
O que eu vou dizer
Quando você faz com que eu me sinta desse jeito?
Eu apenas.........
Refrão
Já faz um tempo que eu adormeci
Você me cobriu como uma criança agora
Porque toda vez que você me segura em seus braços
Eu fico confortável o bastante para sentir o seu calor
Começa na minha alma
E eu perco todo o controle
Quando você beija o meu nariz
O sentimento aparece
Porque você me faz sorrir
Baby, não se apresse
Enquanto você me abraça forte
Em qualquer lugar, em qualquer lugar, em qualquer lugar que você vá...
Em qualquer lugar, em qualquer lugar, em qualquer lugar que você vá...
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥



♥ Pensando em você ♥

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Tava satisfeita em te ter como amigo
Mas o que será, que aconteceu comigo?Aonde foi que eu errei?
Às vezes me pergunto se eu não entendi errado
Grande amizade com estar apaixonadoSe for só isso logo vai passar
Mas quando toca o telefone será você?
O que eu estiver fazendo eu paro de fazer
E se fica muito tempo sem me ligar
Arranjo uma desculpa pra te procurar
Que tola mas eu não consigo evitar
Porque eu só vivo pensando em você
E é sem querer, você não sai da minha cabeça mais
Eu só vivo acordada a sonharImaginar
Às vezes penso ser um sonho impossível
Uma ilusão terrível será?
Hoje eu pedi tanto em oração
Que as portas do seu coração
Se abrissem pra eu te conquistarMas que seja feita a vontade de Deus.
Claudia Leite

Beijo deveria ser pedagio

sábado, 14 de junho de 2008


Beijo deveria ser moeda de pedágio. Passar pela porta de casa seria proibido sem antes lascar um beijo na mãe, no pai, no irmão, no filho, no marido e, para quem gosta até, no cachorro!
Beijo deveria ser como bolinha de sabão. Num sopro, a gente poderia mandar alguns pelos ares, que explodiriam na pele de quem neles encostassem e de repente, sem saber de onde veio, seríamos presenteados com um beijinho perdido pelas ruas da cidade...
Beijo deveria ser elemento químico. Constar na tabela de Elementos que a gente tem de decorar para a prova de química, no colégio. Assim certamente seria mais interessante e ainda ensinaria qual a fórmula mágica deste estalo tão bom....
Beijo deveria caber num envelope, mesmo que fosse dos maiores, mas que pudéssemos enviá-lo pelo correio, para aquela pessoa que está tão longe e que daria qualquer coisa para sentir o gosto da boca de sua amada.
Beijo deveria acender luzes pelo corpo da gente. E quando a energia elétrica entrasse em pane, bastaria que demonstrássemos nosso amor pelas pessoas queridas e qualquer escuridão terminaria...
Beijo deveria estar disponível nas vitrines das melhores docerias. Poderia até ter preço especial, mas que pudessem pagar por ele aqueles que aparentemente menos merecessem, porque beijos são realmente transformadores e certamente provocariam reações sensacionais.
Mas beijo não é assim. É particular e a gente escolhe em quem quer dar. Porque beijo é um presente que precisa de vontade para ser oferecido. E talvez seja melhor que assim seja: não tão anônimo, não tão sem motivo, nunca forçado, ainda que possa ser pedido.
Por fim, é essencial que o beijo seja leve, fluido, sintonizado com a delicadeza própria de quem sabe dar. Na verdade, beijo é sempre dado. Receber é apenas contigência da mais gostosa e prazerosa troca entre duas pessoas que se desejam insanas por alguns instantes, posto que um beijo pode valer mais que a lucidez de uma vida inteira...


Ilária Oliveira. Tecnologia do Blogger.